Waldorf: a pedagogia da Nova Era!

Waldorf Sala de aula
ASSISTA O VÍDEO AQUIhttps://youtu.be/7pOqihSq0Rg
Este magnífico vídeo foi produzido pela Escola Waldorf Marin da Califórnia – EUA, legendado pela Escola Waldorf Querência de Porto Alegre/ RS, trazendo uma visão de pais, alunos e educadores sobre a Pedagogia Waldorf na prática, assim como os resultados desta prática.
Pedagogia Waldorf nasce do desenvolvimento das teorias baseadas na Antroposofia, que tem, em si, outras propostas tais como a medicina antroposófica e a agricultura biodinâmica, entre outros. Fundamentalmente, esta pedagogia tem como objetivo desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de: clareza do raciocínio; equilíbrio emocional e iniciativa da ação.
Introduzida e criada por Rudolf Steiner, em 1919, em Estugarda, na Alemanha, tem como base o conceito de que o desenvolvimento de cada Ser humano é diferente entre si. Assim o ensino deve levar em conta as diferentes características de cada indivíduo. Um mesmo assunto que se pretende ensinar é assim abordado, várias vezes, durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão de cada um.
Por conhecer um pouco sobre o método através de professores que trabalharam em Escolas como esta, além de amigos que tiveram seus filhos estudando neste lúdico e cognitivo ambiente, sempre admirei a forma como a criança é encorajada a trabalhar a sua criatividade através da expressão de múltiplas abordagens artísticas e corporais, incentivando o desenvolvimento dos seus dons e talentos em vários aspectos, promovendo o aprendizado no tempo de “maturação” único que cada um possui, percebendo cada tarefa como um desafio positivo e não apenas uma cobrança, com um dever cumprido.
Tive a oportunidade de estudar num ambiente com um método muito semelhante na pré-escola, onde fui incentivada no desenvolvimento de inúmeras tarefas que sempre tinham um cunho artístico e grupal, como o canto em outra língua, aprender a tocar um instrumento, a plantar, a preservar a natureza, interpretar histórias e personagens, desenhar, pintar…Me recordo, até hoje, da primeira fantasia que usei para interpretar a cigarra que canta, na clássica história da Formiga e da Cigarra, e os inúmeros holofotes de luz em minha frente, com todos os pais dos meus coleguinhas, enquanto interpretava o canto da cigarra em alemão, sem receios! Esta foi uma das tantas memórias maravilhosas que guardei pela passagem naquela doce escola.
Como terapeuta hoje, ainda procuro lembrar, incentivar e resgatar estas práticas na fase adulta daqueles que, por alguma razão, se afastaram da sua criança interior. Como causa disso, muitos não foram estimulados ou incentivados na infância, por muitas razões, sendo castrados, abafados ou impossibilitados de expressarem ou desenvolverem seus dons e talentos a fim de descobrirem, por si mesmos, o quanto podem ser maravilhosos em inúmeras coisas que antes nem imaginavam.
Waldorf plantação
Para atingir a formação do ser humano, esta pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade – até o pensar abstrato rigorosamente cultivado do Ensino Médio (colegial). Este incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo.
Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual). Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento. Entende-se que o jovem, cada vez mais, precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar seus pensamentos ao mundo. Para tanto, segundo seus adeptos, essa esse sistema permanece revolucionário até os dias de hoje.
A análise de desempenho de escolas Waldorf, em comparação a outras escolas, é considerado por muitos inconclusivo devido a escassez de relatórios imparciais de teor quantitativo e qualitativo. Isto ocorre apenas devido ao fato de que o conceito de avaliação por notas é considerado contrário aos ideais da escola Waldorf. Existem, entretanto, vários estudos quantitativos sobre o resultados das escolas Waldorf, que incluem várias tabelas com estatísticas, mostrando o excelente desempenho dos formandos. Um exemplo aqui no Brasil  é o trabalho de Wanda Ribeiro e Juan Pablo com ex-alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, Brasil.
E para compreendermos o porquê do surgimento de uma base pedagógica como esta, além de sua época, explica-se a formação teosófica do fundador, tendo sido o pioneiro em aplicar o processo de reencarnação de cada indivíduo com a Pedagogia, literalmente. Pode-se concluir que Steiner uniu a Antroposofia à Educação. A união do processo reencarnatório com a pedagogia pode ser interpretada de cunho motivacional, pois o aluno compreenderá que a sua educação e ações atuais acarretarão em projeções para outras vidas, ou seja, o aluno terá o desejo de se desenvolver ainda mais para agilizar seu processo evolutivo.
O educador Waldorf, que ensina considerando o processo de reencarnação, nesse sentido, possui uma maior habilidade de compreensão do comportamento de cada um dos seus alunos porque analisa os comportamentos atuais segundo pesquisas das suas vidas anteriores. Portanto, um sistema pedagógico maravilhoso e riquíssimo, sendo uma parte crucial de uma grande engrenagem que já se encontra girando neste momento do planeta, objetivando o despertar de consciência através do autoconhecimento.
Que possamos, cada vez mais, ser presenteados com a disseminação de sistemas pedagógicos como este, criados e preparados para abraçar, apoiar, instruir e nutrir as crianças da Nova Era, nossas futuras gerações de Luz! 
https://wohaliterapias.wordpress.com

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