MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

Vivemos numa sociedade, acelerada, cheia de ritmo, cheia de estímulos, e esquecemo-nos com grande frequência que dentro do nosso lar existem "crianças", crianças essas que eu chamo-as de "esponjas " pois absorvem todo o nosso stress.
Depois falamos de crianças hiperativas, da falta da concentração nas aulas, na hiperatividade em casa, na sua auto-estima, por vezes como não temos tempo para as acompanhar da melhor maneira ...usamos medicação frequentamos médicos, e essa solução nem sempre resolve.
Podemos sempre dar-lhes a oportunidade de se olharem a elas mesmas de se observarem.
Tal como nós, as nossas crianças também são vitimas do nosso mundo stressado.
Ensinar a nossa criança a meditar significa ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação, a sua auto-estima, os seus pensamentos positivos, saber vê-la e senti-la o quanto ela é especial, ajudá-la por ela a gerir os seus próprios conflitos.
Meditação não significa estar muito quieto, de pernas cruzadas e olhos fechados, significa sim, dar-lhes tempo e espaço para serem criativas, para praticarem a atenção e estarem livres de preocupações e da ansiedade transmitida diariamente.
Este processo pode beneficiar muitos pais no seu envolvimento com as crianças.
Ter tempo para relaxar pode, no mínimo, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de resolução de problemas. Por vezes, o simples facto de focar a atenção numa tarefa diferente permite que surjam ideias novas e frescas. A meditação pode ainda ajudar uma criança zangada ou frustrada a acalmar-se e a repensar uma situação.

1º Ensinar as crianças a relaxar e meditar, consiste em fazer com que elas se sentem ou deitem numa posição e local confortáveis, como elas se sentirem melhor! Não existe nenhuma postura obrigatória só o conforto dela.

2º A respiração:  O inicio da técnica mais importante - aprender a respirar, respirar fundo uma ou duas vezes e deixem que os seus olhos se fechem, se assim quiserem.

Crianças mais velhas podem simplesmente querer tempo para descansar um pouco ou pensar em privado. Para outras crianças, continuar com mais algumas respirações profundas pode ser o suficiente. Aqui estão algumas outras sugestões para incorporar alguns momentos calmos, meditativos na vida da sua criança.

1. Use imagens mentais
Faça com que a sua criança imagine que é molinha como uma boneca de trapos, com cada parte do seu corpo (braços, pernas, cabeça...) a sentir-se cada vez mais como gelatina. Ou então peça-lhe que imagine as ondas numa piscina ou no mar. Peça-lhe que permita que o seu corpo sinta a água suave nos seus braços e pernas e, por fim, passar através destes.
Talvez possam gostar duma visita amigável de um golfinho, uma estrelinha do mar ou alguns peixes tropicais coloridos. Peça-lhe que imagine uma conversa em que as criaturas usam palavras relaxantes e talvez até lhe tragam uma mensagem especial. Deixe que a criança escolha a cor da água, da areia e dos peixes. A imaginação, não a realidade, é a chave nesta situação.
Existem muitos lugares diferentes para onde os seus pensamentos a podem levar (talvez ao parque ou ao seu passeio favorito).
A imaginação de cada um irá levá-lo onde quiser ir mentalmente e observar.
Os pensamentos podem ser aventureiros e empolgantes, não têm de ser sempre algo calmo. A intenção é apenas fazer com que ela crie um espaço seguro de ambiente alegre onde possa se refugiar.

2. Use afirmações positivas " EU GOSTO DE MIM " uma das principais desenvolvimento da auto-estima.
Existem varias formas de interagir, a questão está em qual a melhor para o meu filho!

Acho muito interessante outra das técnicas, com mais ritmo, pois fazem-nos sentir especiais.
Esta consiste em:
- Sentar-se calmamente...depois abanar a cabeça rapidamente e fazer ruído ao expirar (deitar todo o ar para fora)
- Mexer o braços, sacudi-los!
- Ficar quieto
- Expirar de novo pela boca para deitar todo o ar para fora.
- Fechar os olhos calmamente.. respirar e por um sorriso enorme, sintam o que sentirem neste momento é sorrir.
- Depois devagarinho vamos abrindo os olhos, gradualmente
- O pensamento mais importante a ser absorvido é realmente "Eu gosto de Mim"
- No fim Celebramos com uma musica ao seu gosto!

Nunca esquecer: Afirmações positivas como "eu sou sou capaz "



Literatura: Título: Meditação para crianças
Autor: Isabel Leal

Comentários

Mensagens populares