O efeito das cores no cérebro

As cores estão presentes em tudo: roupas, alimentos,casa, trabalho, natureza, enfim, em todos os lugares. As cores podem ajudar a harmonizar o organismo, atuando do nível físico aos mais sutis, equilibrando corpo, mente e emoções. Vários estudos mostram que elas interferem nas nossas sensações e trazem sentimentos de tristeza, alegria, empolgação ou tranquilidade. A Cromoterapia é uma palavra de origem grega onde Kromos = cor e Teraphia = terapia, que significa “Terapia das Cores”, e vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações – como no Egito Antigo, na Índia, na Grécia e na China.
Salienta-se, por exemplo, a eficácia da Cromoterapia no tratamento da ENXAQUECA (doença que atinge um terço da população mundial adulta) conforme estatística da OMS (Organização Mundial de Saúde). A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman.
efeito-das-cores-no-cc3a9rebro

A Cromoterapia usa como base as sete cores encontradas no arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. E cada cor tem uma vibração diferente. Por exemplo, o vermelho possui uma frequência mais intensa, enquanto o violeta é uma cor fria, menos intensa.
Apesar de trabalhar basicamente com essas sete cores, existem cerca de outras 5.000 cores diferentes. E cada uma delas oferece um benefício, tanto para a saúde quanto para o ambiente. Basta saber utilizar as características de cada cor para aplicá-las corretamente, sem exageros e nos ambientes mais propícios.
Outra dica que damos é utilizar as cores se complementam entre si.  Para não haver dúvidas, utilize a roda de cores. Ela é uma ferramenta fundamental, pois com ela é possível checar combinações. O disco cromático é composto pelas cores primárias, secundárias e terciárias. 
roda-de-cores
Roda das cores

Branco
Decoração: O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude e claridade para espaços muito pequenos e escuros. Mas cuidado: um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer muita calma e tranquilidade e, para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Cuidado para não deixar os ambientes com impressão de hospital, de assepsia. Leveza é sempre agradável; impessoalidade não.
Cromoterapia: Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina. A luz da verdade.
Preto e Cinza
Decoração: São cores que devem ser usados em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um “efeito especial”, tanto dentro, como fora da casa. Quando usadas dentro da casa, podem fazer contrastes, principalmente com o branco. Em doses certas, dá a sensação de classe e requinte.
Cromoterapia: É o oposto da luz. Escuridão total. Não é usado na cromoterapia.
Verde
Decoração: É uma cor muito usada tanto da decoração como na pintura, dependendo do gosto. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos complementa madeira e jardins.
Cromoterapia: É a cor que nos leva a natureza. Traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação. É a cor da saúde.
Lilás e Violeta
Decoração: Se for em tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Já em tons escuros, deve-se estudar como ficará seu efeito na decoração. Se for uma cor predominante na casa, poderá cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador. Transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Indicado para clínicas e ambientes ligados à meditação e eo relaxamento.
Laranja
Decoração: É uma cor que nos lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usada na sala de jantar. Em tons mais escuros, sugere estabilidade. É considerada uma cor quente.
Cromoterapia: Auxilia a mente a assimilar novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.
Vermelho
Decoração: Muito cuidado em seu uso. Por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparecer em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar glamouroso e até exótico. Em demasia, cai para na vulgaridade.
Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade. Dá vitalidade e vibração.
Azul
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Tons mais escuros, transmitem autoridade.
Cromoterapia: Nos passa calma, paz e serenidade. Também é asséptico.
Amarelo
Decoração: É muito usado para esquentar ambientes frios e escuros. Aumenta a sensação de iluminação dos ambientes Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies pode incomodar por causa da incidência de luz.
Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre a mente e pensamentos. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no autocontrole. Fortalece os ouvidos e os olhos.

Comentários

Mensagens populares