Este é o objetivo último de todo o misticismo védico.
Exemplifica-se aqui através do conceito aberto, sobre a tese, que a troca de corpo pela alma individual atômica é um fato aceito. Mesmo os cientistas modernos que não acreditam na existência da alma, mas que também não podem explicar de onde vem a energia que brota do coração, devem aceitar as contínuas mudanças a que o corpo se submete, passando da infância à adolescência e da adolescência à fase adulta e então da fase adulta à velhice. Da velhice, a mudança se transfere a outro corpo.
A transferência da alma individual atômica para outro corpo torna-se possível pela graça da acção da Super-Alma localizada dentro do corpo do ser vivo, representada pela Suprema Personaçidade de Deus (Krishna). Essa Super-Alma como sendo a representatividade da Supremacia de Deus, satisfaz o desejo da alma atômica como um amigo satisfaz o desejo de outro. A escritura Sagrada dos Vedas, comparam a alma e a Super-Alma a dois pássaros amigos pousados na mesma árvore. Um dos pássaros (a alma individual atômica) está comendo o fruto da árvore, e o outro pássaro (Krishna) está apenas observando Seu amigo. Entre estes dois pássaros — mesmo sendo eles iguais em qualidade — um está cativado pelos frutos da árvore material, enquanto o outro está apenas presenciando as actividades de Seu amigo. Krishna representa o pássaro testemunha, enquanto o ser vivo é o pássaro que come. Embora sejam amigos, um é o Senhor Supremo, e o outro é o servo. O fato de a alma atômica esquecer-se desta relação de extrema amizade, é a causa da sua mudança de posição de uma árvore para outra, ou de um corpo para outro. A alma viva, está lutando mui arduamente na árvore do corpo material, mas logo que concorda em aceitar o outro pássaro que testemunha suas acções como seu mestre Espiritual e amigo Supremo, — tomando assim, a mesma atitude daqueles que se rendem voluntariamente a Krishna para receber dEle Suas instruções — o pássaro subordinado imediatamente livra-se de todas as lamentações materiais.
Confirma-se isto nas escrituras com a seguinte conclusão:
“Embora os dois pássaros estejam na mesma árvore, o pássaro que come, sendo o desfrutador dos frutos da árvore, está mergulhado em completa ansiedade e melancolia. Mas se acontecer de ele fixar-se no rosto de seu amigo, o Senhor Supremo Krishna, e conhecer Suas glórias — imediatamente o pássaro aflito ficará livre de todas as ansiedades.”
As mudanças que ocorrem de um corpo para outro, se da pela incessante luta material, mas aconselha-se a não lamentar por tais mudanças pois elas ocasionam mais sofrimento. Para aquele que dá sua vida no altar do sacrifício, ou no próprio campo de batalha, fica imediatamente isento de reacções corpóreas e é promovido a uma situação de vida superior. Logo, não ha motivo para tal lamentação. Como Krishna mesmo diz:
A alma nunca pode ser cortada em pedaços por arma alguma, nem pode ser queimada pelo fogo, ou umedecida pela água ou definhada pelo vento. Esta mesma alma individual é inquebrável e indissolúvel, e não pode ser queimada nem seca. Ela é permanente, está presente em toda a parte, é imutável, imóvel e eternamente a mesma.
Todas essas qualificações da alma atômica são prova categórica de que a alma individual é eternamente uma partícula atômica do Espírito total, e permanece eternamente o mesmo átomo imutável. É muito difícil conciliar a doutrina ou teoria segundo a qual há unidade das forças da natureza e a realidade se reduz a um princípio único com este conceito, porque nunca se espera que a alma individual se torne una homogeneamente. Após libertar-se da contaminação material, a alma atômica talvez prefira continuar como centelha Espiritual nos raios refulgentes da Suprema Personalidade de Deus, mas as almas inteligentes ingressam nos planetas Espirituais para associar-se com a Personalidade de Deus. A palavra onipenetrante significa que não há dúvida de que as entidades vivas estão em toda a criação de Deus. Elas vivem na terra, na água, no ar, dentro da terra e até dentro do fogo. A crença de que o fogo as destrói não é aceitável, pois Krishna a Suprema Personalidade de Deus afirma claramente que a alma não pode ser queimada pelo fogo. Portanto, não há dúvida de que no planeta Sol também existam entidades vivas com corpos adequados para viver lá. Se o globo solar é desabitado, então a palavra onipenetrante — “que vive em toda a parte”— torna-se sem sentido. A
dimensão da alma é tão pequena para nosso cálculo material que ela não pode ser vista nem mesmo pelo mais poderoso microscópio; portanto, ela é invisível. Quanto à existência da alma, ninguém pode provar sua existência experimentalmente, além da prova da sabedoria das escrituras dos Vedas. Temos de aceitar esta verdade, porque não há outra fonte que nos leve a entender a existência da alma, embora este fato seja de fácil percepção. Há muitas coisas que temos de aceitar baseados unicamente na autoridade superior. Baseada na autoridade de sua mãe, a pessoa não pode negar a existência de seu pai. Não há outro processo para alguém compreender a identidade do seu pai, excepto aceitando a autoridade da mãe. De modo semelhante, não há fonte para compreender a alma excepto pelo estudo das escrituras Sagradas dos Vedas. Em outras palavras, a alma é inconcebível para o conhecimento experimental humano. A alma é consciência e consciente — esta afirmação também é das escrituras Sagradas dosVedas, e temos que aceitar isto. Ao contrário do que acontece ao corpo, a alma não muda. Em sua condição eternamente imutável, a alma permanece atômica em comparação com a Alma Suprema infinita. A Alma Suprema é infinita, e a alma atômica é infinitesimal. Portanto, a alma infinitesimal, sendo imutável, nunca pode se tornar igual à alma infinita, ou a Suprema Personalidade de Deus. Este conceito é repetido nas escrituras Sagradas de diferentes maneiras apenas para confirmar a estabilidade da concepção da alma. A repetição de algo é necessária para que compreendamos o assunto por completo e sem erros.
Pois Krishna nos instrui dizendo, que para aquele que nasce a morte é certa, e após a morte ele voltará a nascer. Portanto, todo aquele que busca realizar a forma humana de vida, no inevitável cumprimento do dever, não se deve lamentar por hipótese alguma. Pois as actividades executadas em vida humana determinarão o próximo nascimento. Assim, após terminar um período de actividades, a pessoa morre, e em seguida nasce para recomeçar suas actividades. Ela assim vai passando por ciclos consecutivos de nascimentos e mortes, sem alcançar a liberação. Este ciclo de nascimentos e mortes não apoia a prática do homicídio, massacre e guerra desnecessários. Mas ao mesmo tempo, a violência e a guerra são factores inevitáveis para manter a lei e a ordem na sociedade humana. A própria Suprema Personalidade de Deus Krishna, quando em sua passagem por este planeta terra executou muitos dos afazeres de luta ou batalhas muito embora seja a Suprema Personalidade de Deus e como sendo onipresente não necessite envolver-se com actividades materiais, ainda assim para manter princípios e exemplos sociais inculcou a guerra como uma forma de manter a lei e a ordem na sociedade humana.
http://lalaneshadas.blogs.sapo.pt/70315.html
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